
Nossa História
A Guarda Mirim Municipal de Salinas/MG, foi criada pela Lei Municipal nº 1.277 de 02 de agosto de 1991, com o objetivo inicial de recrutar e treinar menores para auxiliar a orientação do trânsito na área central da cidade.
O projeto foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Salinas/MG em parceria com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais - PMMG.
Inicialmente, foram selecionados 12 (doze) adolescentes, alunos do Centro Integrado de Atendimento ao menor – CIAME, que após treinamentos ministrados pela PMMG, passaram a integrar o primeiro grupamento de trânsito, iniciando as atividades em 05 de agosto de 1991.
Com o sucesso do projeto, o mesmo foi ampliado com a criação do 1º grupamento de office-boys em 1992, recrutando e treinando menores para a prestação de serviços de office-boy junto aos órgãos públicos municipais.
Logo, a iniciativa privada passou a fazer parcerias com a Guarda Mirim, contratando os serviços dos menores e participando diretamente da formação destes.
O ingresso de menores no grupamento da Guarda Mirim é condicionado a prestação de exame seletivo e frequência em estabelecimento de ensino escolar.
Inicialmente a idade máxima de permanência do menor na instituição era até os 16 (dezesseis) anos, sendo que atualmente o ingresso do menor na GM considera a idade mínima de 14 (quatorze) anos, tendo a sua permanência no grupamento estendida através da Lei Municipal nº 1.708 de 08 de agosto de 1997, até os 18 (dezoito) anos.
Hoje a instituição conta com 89 (oitenta e nove) menores em seus quadros, preparando-os para posterior ingresso no mercado de trabalho.