FORMATURA DA GUARDA MIRIM DE SALINAS - 2016

Depois de 4 (quatro) anos desde a sua última formatura, em 2012, a Guarda Mirim de Salinas/MG iniciou os preparativos para a Formatura 2016 entre maio e junho deste ano. Desde então, momento que foi confirmada a realização da Formatura 2016, todo o corpo administrativo e corporativo da instituição se mobilizou para fazer um evento jus ao tamanho da magnificência da Guarda Mirim, bem como pelo marco dos 25 anos de história da mesma. Além da responsabilidade que nos cabia de honrar a farda dos nossos companheiros que já perpassaram pela Guarda, ainda deveríamos, é claro, encher os olhos daqueles salinenses que estariam presentes no evento!

Os treinamentos de 4 (quatro) horas semanais eram, aos poucos, lapidados e os movimentos de ordem unida, a cada novo treino, iam se encaixando. Além dos preparativos da apresentação em si, houve ainda muito trabalho tanto na divulgação do evento quanto na preparação de todo o equipamento de suporte, a fim de que tudo ocorresse bem aos formandos e plateia que os assistiam.

Chegou o tão esperado dia, 06/08/2016, e, com ele, toda ansiedade e nervosismo pré-formatura. Já no dia 06, pela manhã, fizemos os últimos ajustes e finalizamos as marcações de cada mirim. A concentração final se deu no próprio local de apresentação, Ginásio Poliesportivo, onde, algumas horas antes do início da apresentação, nos reunimos, fizemos nosso lanche coletivo e fomos cada qual para suas posições iniciais: grupamento feminino pela lateral exterior esquerda do Ginásio e grupamento masculino pela lateral exterior direita. Lá, aguardamos até a hora do início da formatura; neste meio tempo, os mirins trocavam as últimas mensagens de motivação, risadas dos momentos na Guarda e compartilhavam dos mesmos sentimentos: turbilhão de pensamentos, ansiedade, lembranças, saudades e vontade de cumprir a missão daquele dia!

Após o anúncio de nosso coordenador chefe, o momento tão aguardado, por fim, teve início! Adentramos ao Ginásio e logo fomos recepcionados com um jogo de luzes e de fumaças, além da calorosa acolhida por parte da sociedade salinense que de pé nos prestigiava com palmas.

Fizemos a primeira passada e assumimos nossas posições para aguardarmos a entrada das bandeiras – que foram trazidas, de modo a abrilhantar o evento, pelos integrantes do Grupamento Independente. Todos nós, guardinhas, prestamos continência à bandeira e ouvimos ser entoado o Hino Nacional Brasileiro. Realizada a retirada dos porta-bandeiras, iniciou-se a entrega dos certificados. Para tal entrega, contamos com a presença de autoridades militares, políticas e civis, além da presença de diversos representantes do Grupamento Sênior - formado por ex mirins - que também contribuíram na entrega de certificações e na formatura como um todo. Depois dos 86 (oitenta e seis) protagonistas da noite receberem cada qual seu certificado, tomamos mais uma vez nossas posições e demos início à segunda parte da formatura: o desfile de continência à bandeira!

Tudo que treinamos por aproximadamente três meses foi exposto à sociedade salinense, que se fez presente. Para finalizar, nós, juntamente aos Independentes, ficamos diante da mesa de autoridades. Neste momento, foi dado o direito a fala, sendo que fizeram uso o Major Giovane, algumas outras autoridades e o orador da turma. Ademais,  foram feitas homenagens ao Prefeito Municipal responsável por instalar a Guarda Mirim em Salinas/MG, Geraldo Santana, e àqueles que perpassaram pela instituição e já não mais fazem parte da vida terrena, os ex mirins Messias e Nascimento.

Para finalizar com chave de ouro, entoamos com todo o vigor o nosso aclamado Grito de Guerra e, no momento final, de pronunciarmos nosso lema “Uma vez Guarda Mirim, Guarda Mirim até o fim”, o Ginásio arrepiou! Foi dado o fora de forma, terminamos a formatura e logo após um show de foguetes se ouviu vindo pela parte de fora do ginásio. O que restava agora era somente a felicidade pela concretização da formatura tão esperada por muitos. Todos os esforços, diretos ou indiretos, sem quaisquer dúvidas, valeram muito a pena! Choros, abraços, troca de emoções, sentimentos, tudo isso se via ao final da apresentação.

Depois da sessão de fotos e troca de turbilhão de sentimentos, fomos para a Festa de Formatura, onde tivemos muitas conversas, risadas, fotos e, claro, um monte de emoções mais uma vez! Foi apresentado o vídeo comemorativo pelos 25 anos de Guarda Mirim, onde, como uma retrospectiva, foi demonstrado boa parte de tudo que já conquistamos. Em suma, o dia foi um marco na vida desses jovens que, se pudessem resumir em apenas três palavras todo esse acontecimento, seriam, sem dúvidas, família, gratidão e felicidade!

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS: